Lara Croft seria inviável hoje, diz seu criador
A heroína dos jogos da série Tomb Raider, Lara Croft, tornou-se mais do que um personagem de videogames.
Mas seu criador, Toby Gard, receia que ela poderia não ter saído do papel se ele tivesse tido a idéia de criar a personagem agora, e não em meados dos anos 90.
Gard disse à BBC que ele não crê que empresas lançadoras de jogos iriam querer investir milhões de dólares em um título desconhecido, dada a tendência atual de buscar segurança com seqüências e filmes com personagens já notórios.
"Entre as empresas do ocidente, as pessoas odeiam fazer qualquer coisa original", disse Gard, "niguém quer assumir riscos".
Hoje em dia custa milhões produzir um videogame, que pode consumir vários anos para ser finalizado e envolver mão-de-obra de até 100 pessoas.
Isso significa que muitas empresas que lançam esses produtos não querem apostar em um projeto, a menos que tenham certeza de que será um best seller.
O resultado é que muitos jogos são franquias como Tomb Raider, com uma clientela estabelecida no mercado, ou filmes com as personagens.
Sexo e Lara
Desde que o jogo Tomb Raider foi lançado, em 1996, Lara Croft tornou-se um fenômeno global.
Lara Croft chegou às telas do cinema, personificada por Angelina Jolie e apareceu na capa de muitas revistas.
Gard tem o orgulho de ser conhecido como o homem que criou Lara Croft. Durante o tempo em que trabalhou com a equipe que desenvolveu jogos de computador, Core Design, ele teve um papel chave na composição do Tomb Raider original.
Mas Gard deixou a empresa pouco depois de o jogo ter chegado ao mercado, pois discordou do excesso de "sexualização" de Lara.
Milhões de unidades dos jogos da série Tomb Raider foram vendidas, mas Gard diz que não viu um centavo do dinheiro arrecadado.
Mas ele disse que sua decisão de deixar a empresa não tem nada a ver com dinheiro, mas com a liberdade de concretizar suas idéias, como fez com Lara Croft.
"Era uma idéia avançada na época em termos de jogos e o grupo que trabalhou nela era muito talentoso. Não sei se poderíamos ter feito isso hoje em dia", disse Gard.
Alto mar
Sete anos depois de ter criado Lara, Gard volta com um jogo próprio, uma aventura de capa-e-espada que se passa no alto mar e se chama Galleon.
Levou seis anos para que fosse produzido o jogo para Xbox, e ele foi inspirado por filmes com o ator Errol Flynn, e com os personagens Sinbad e que lutavam Kung Fu.
"Estou feliz de termos conseguido concluí-lo num momento em que tivemos muitas dificuldades na produção, financiamento e de pessoal", disse Gard.
"Ele é semelhante a Tomb Raider pois surge do meu interesse em ver personagens do cinema, que têm mais credibilidade, são mais emotivos e há pessoas que se movem de uma maneira mais natural."
Gard tem grandes expectativas para Galleon, mas ele não está muito confiante de que sua personagem principal, o capitão Rhama Sabrier, entrará no panteão de heróis dos videogames como Lara.
"Lara Croft foi um caso especial. Parece pouco provável que alguém consiga fazer isso de novo. Foi apenas a coisa certa na hora certa", disse ele.
Fonte: BBC Brasil
