Deus do trovão, filho de Odin e Jord. Sua arma é o martelo de pedra Mjölnir.Thor é invocado nas mágias rúnicas como força vingadora. Casado com a deusa Sif, do trigo, Thor é o deus mais venerado pelos nórdicos, ao lado de Odin; os Vikings se denominavam ³o povo de Thor².
Era conhecido como a divindade do trovão e das tempestades e tido como o responsável pela fertilidade da terra e pela prosperidade das colheitas.Era defensor dos homens e dos deuses dos seus inimigos os gigantes e a serpente de Midgard.
Ele é descrito como um guerreiro grande e forte, belo, sempre portando com seu martelo Mjolnir, seu emblema, possui uma grande barba ruiva que pende sobre seu peito, é também chamado como ³aquele que possue a barba ruiva², sua voz é estrondosa e penetrante e seus olhos são faiscantes.
Ao atravessar os céus em sua carruagem puxada por seus dois bodes, Tanngrismi e Tanngnost, produz o barulhho dos trovoes, os relampagos são formados quando Thor arremessa seu martelo, que sempre retorna à sua mão( como um bumerangue).
Ele é também chamado senhor dos bodes pois conta-se que costumava matar seus bodes para se alimentar, guardava seus ossos, e deles fazia renascer seus bodes.
Mjollnir o seu martelo foi confeccionado pelo anão Sindri (a pedido de Loki , para compensar o roubo do cabelo de Sif), apesar de apresentar um pequeno defeito, seu cabo muito curto ( durante a fabricação do machado Loki se transformou numa mosca e ficou o tempo todo atrapalhando o anão que o confeccionava), é uma arma muito poderosa.
Sua principal qualidade é produzir o trovão, os raios e relampagos.
Para conseguir manejar seu poderoso martelo Thor utiliza luvas de ferro e um cinturão de força.
Os Deuses dão grande importância ao martelo de Thor, que ao lado de suas atribuições guerreiras, era também utilizado nas consagrações de casamentos e atos judiciais.Aparecem
O Seu martelo é o simbolo mais comumente encontrado nas pedras onde ocorrem inscrições runicas. também nas urnas funerarias para assegurar o repouso dos mortos.
Desempenha também um papel importante nos casamentos, pois além de afastar as forças maléficas do casal, ainda atribuia a fecundidade à mulher.
Mjollnir era ainda o símbolo que seus seguidores utilizavam para pedir proteção divina no batizado de um neófito.Era também usado para benzer o lar, marcar com estacas os limites das propriedades, dar validade à casamentos e acordos comerciais.Era desenhado nas piras funerarias e se o morto fosse um guerreiro, estaria gravado em suas armas, cavalo, esposa e servicais.
O Palácio de Bilskirmir é dedicado à Thor, é o maior de Argard, ele possui uma mansão com quarenta salas, o mesmo número de portas do Valhala, usadas para lojar esplendidamente todas as pessoas humildes após a sua morte, assegurando-lhes a felicidade eterna, em igualdade com seus senhores guerreiros, para compensa-los de tudo que haviam padecido na terra, glória conquistada através de um esforço honrado e constante.
Thor também teve uma vida doméstica importante, casou-se duas vezes.
³Jrmungand², no dia do Ragnarok. Thor matará a serpente, esmagando sua cabeça com o martelo, mas morrerá pelo veneno desta.
Muito mais importante é o mito de sua segunda esposa Sif, a dama dos cabelos dourados como o ouro; deu-lhe duas filhas Lorride e Thurd.
Também por causa da beleza de Sif, Thor enfrentou o gigante Hrungnir, que embebedando-se em uma festa dada em sua honra na morada dos Deuses, começou anunciar que ao derrotar todos os deuses na batalha final, se apoderaria da entao viuva de Thor, Sif. Thor que havia chegado a tempo de ouvir sua ameaça , o desafiou para um duelo de morte.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do site? Quer fazer um comentário de alguma postagem? Fazer reclamações, pedir algo, elogiar, trocar idéias, esclarecer dúvidas. É aqui mesmo, seja bem vindo ao World Croft!