- TRU Nova Preview! -

terça-feira, 19 de agosto de 2008

PSX Extreme - Tomb Raider Underworld Preview
Tradução por Paulo Suchoj - Equipe World Croft

Houve um tempo que a série Tomb Raider estava precisando desesperadamente de uma repaginada; a novidade e originalidade do original e suas seqüencias tinham há muito se perdido, e a maioria dos fãs de jogos Action/Adventure tinham várias opções melhores nas prateleiras das lojas. Mas Tomb Raider: Legend ajudou na ressurreição da debilitada franquia, e quando Tomb Raider: Underworld vier para a next-gen, a heroína favorita de todos dará outro passo em direção à derradeira redenção.

Recentemente, fomos capazes de descobrir novos detalhes do gameplay e de apresentações que devem atrair qualquer e todos os seguidores dessa série veterana, e parecem ter montes de novas adições e melhoramentos. O número de animações cresceu, por exemplo, e a jogabilidade está mais diversificada do que nunca. Esses jogos sempre alardearam ação, plataforma e elementos de puzzle – de um modo verdadeiramente Action/Adventure – mas a Crystal Dynamics pretende levar tudo isso a um patamar totalmente novo em Underworld.

“O que Lara faria?” é um tema central no jogo, o que imediatamente denota mais liberdade ao jogador. Obviamente, haverá um caminho linear para seguir, mas dependendo da situação, a bela, ágil caçadora de tesouros terá múltiplas maneiras de passar por certos obstáculos, sejam eles inimigos ou partes do ambiente. Ouvimos que haverá grande dinamismo na jogabilidade, pois Lara irá automaticamente se preparar para pular, escalar lugares difíceis, rolar, ou qualquer outra manobra acrobática. Vai ser por conta de o jogador determinar o tempo de cada movimento, entretanto, o que quer dizer que você terá que ficar de olho nas ações dela enquanto ela sobre ou passa em volta de um objeto particularmente complicado. Por exemplo, quando você está se inclinando em certa direção para um pulo que desafia a morte, Lara irá jogar o braço quando vir um lugar seguro para segurar.

Quanto ao design das fases em si, os desenvolvedores mais uma vez foram além das expectativas, já que mandaram fotógrafos profissionais para o Camboja para tirar fotos da paisagem. Os designers então recriaram as partes do game baseados na pesquisa, então tudo – não apenas os movimentos realísticos da Lara – devem parecer e dar o sentimento de autenticidade.

Então, a respeito dos cenários, você pode esperar uma grande gama de detalhes incríveis e até mesmo maneiras diferentes de atacar no cenário. Mas quanto a atacar os inimigos, você terá que lidar com alguns que não são apenas agressivos, mas também inteligentes e versados em vários modos de combate. Você irá lutar contra tudo, desde tubarões até tigres, e ao seu dispor estarão desde simples pistolas até armas automáticas.

Mas não nos esqueçamos da sublime habilidade acrobática de Lara; ela pode utilizar isso com grande efetividade se você puder dominar os comandos de detecção e esquiva. Além disso, se você tiver problemas em abater um “gatão” com um tiro na cabeça, que irão seguramente colocar a fera pra dormir, e você pode seguir em frente.

Mas tome cuidado: tigres de tocaia irão usar estratégia e atacar e técnicas em bando reminiscentes do modo como eles caçam na vida real, então você terá que se acostumar com isso. Ou, se você prefere uma maneira rápida e fácil de despachar qualquer inimigo, você pode sempre abusar da adrenalina.

A adrenalina é carregada sempre que você atirar, e uma vez que ela chegue ao máximo, você pode colocar Lara num estado de fúria controlado que irá eliminar todos os inimigos com grande velocidade. Isso é algo que você vai ter que monitorar pelo HUD, que desaparece convenientemente quando você está lutando.

Não podemos ter certeza de qual vai ser a regra para o ganho de adrenalina; mesmo parecendo evidente que somente tiros certeiros irão aumentar a adrenalina, pode haver outros meios de carregá-la. Por instância, Lara pode encontrar algum item relacionado à adrenalina, ou ela pode ganhar mais adrenalina quando derrotar um inimigo particularmente forte. Mas além da adrenalina e das lutas, nós realmente acreditamos que será a interação imersa com cenário amplo e realista que selará nosso acordo.

Lara tem até mesmo um grappling hook dessa vez! Não, não acreditamos que possa ser usado como arma (ala Bio Commando), mas adiciona uma dimensão totalmente nova ao aspecto plataforma do game. Só de imaginar os vários usos do grappling hook ao atravessar penhascos nas selvas...

Finalmente, de acordo com a recente experiência da IGN com a fase da Tailândia, também sabemos sobre certa área central chamada Bhogovati. Ele a chamam de um tipo de “área cubo”, o que quer dizer que você terá que resolver muitos pequenos quebra-cabeças para progredir mais na resolução de grandes, abrangente quebra-cabeça.

Além do que, você não poderá explorar Bhogovati inteira de primeira; enquanto você progredir na aventura, você irá destrancar novas seções, desse modo te dando acesso a mais peças dos quebra-cabeças que vão te levar à descoberta do ultimo objetivo. Mais inimigos te esperam lá, no entanto, como morcegos, aranhas, e até mesmo Nagas foram mencionadas.

Se você tem familiaridade com a série Heroes of Might and Magic, você sabe o que são Nagas: elas são, basicamente, metade mulher e metade cobra e são um tanto quanto... Grandes. E dependendo do adversário, você provavelmente deverá atacar e defender de maneira diferente.

Você poderá, talvez, até mesmo usar o cenário em sua vantagem, e imaginamos se atacar do alto realmente dá vantagem, como daria na vida real. Há um número de questões que ainda tem de ser respondidas, mas estaremos à espreita por mais detalhes nos próximos meses.

Dinamismo e ação realista, e uma mistura de elementos de aventura devem fazer desse título algo realmente atrativo. Tomb Raider: Underworld está previsto para chegar aos EUA dia 18 de novembro, e se for mesmo, será um dos títulos-chave do natal de 2008.

Fonte: PSX Extreme

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do site? Quer fazer um comentário de alguma postagem? Fazer reclamações, pedir algo, elogiar, trocar idéias, esclarecer dúvidas. É aqui mesmo, seja bem vindo ao World Croft!