- Bem vinda Srtª Croft -

terça-feira, 8 de julho de 2008

Por Fernando Mucioli

É muito difícil ver a Srta. Croft parada. Seja enfrentando panteras em cavernas na América Central ou buscando artefatos perdidos no Egito, a maior musa dos games está sempre de mãos cheias – e não é agora que a Crystal Dynamics vai deixar a sensual heroína em paz. Que bom.

Tomb Raider: Underworld é a terceira aventura da Lara esculpida pela equipe americana (depois que a história foi resetada), e a oitava em toda a saga. Mas para quem estava acostumado em não ver muita continuidade entre os pulos da heroína uma surpresa: essa será, na verdade, uma seqüência – mesmo que indireta – a Legends, lançado em 2006. Lá, Croft entrou de cabeça na lenda de Excalibur, a mítica espada do Rei Artur, enfrentou uma velha amiga de infância, e ainda chegou perto de desvendar o paradeiro de sua própria mãe... mas e agora?

A empreitada em Underworld é mais... infernal que as anteriores. Munida de suas fiéis pistolas automáticas e uma poderosa motocicleta, Lara levará seus dotes acrobáticos ao coração da América Central – e ao que sobrou da civilização Maia. Reza a tradição de que o calendário desse povo tinha apenas 300 dias, e que além desses, cada ano possuía cinco “dias perdidos”. Curiosamente, esses são os mesmos dias nos quais, segundo as lendas Maias, os portões do inferno se abririam. Não se Lara Croft chegar a tempo dessa vez.

Para encarar esse novo desafio, a heroína de Tomb Raider volta com novos e velhos truques. Assim como nos episódios anteriores, você deverá conduzi-la por penhascos rochosos, templos cheios de armadilhas, pulos intermináveis e muitos, muitos tiroteios. As principais habilidades de Lara – as acrobáticas – serão colocadas a prova como nunca: centímetros a mais ou a menos de um pulo bem calculado são a diferença entre a vida e a morte. Dessa vez, porém, ela traz ajuda. O gancho, já presente em games anteriores agora tem seu uso ampliado e pode ser arremessado em praticamente qualquer plataforma para salvar a protagonista de quedas e fraturas desagradáveis. E agora também é possível escalar, mesmo de mãos nuas, as mais íngremes plataformas – basta ter onde agarrar.

As pistolas automáticas, outra marca registrada da personagem, estão de voltas ainda mais letais. Enquanto se esgueira por matas fechadas e prédios em ruínas, Lara Croft pode se defender de várias ameaças ao mesmo tempo: agora é possível fazer pontarias independentes com cada arma, o que deve proporcionar belas seqüências de trocas de balas como nunca antes visto na série. A heroína ainda tem outras armas e habilidades na manga, mas esses ainda são segredos guardados na mais profunda das catacumbas da Crystal Dynamics.

Mas nada mais justo do que um belo jogo para combinar com uma bela heroína, e por isso a maior atenção do novo Tomb Raider ainda vai para os detalhes técnicos. O game promete usar o poder dos novos consoles para trazer a experiência mais realista já vista na série. Quando Lara derrubar um oponente, por exemplo, seu corpo estará lá, no mesmo lugar, não importa o quanto você avance e volte. Plataformas instáveis continuam desafiadoras – mas se você tiver acabado de sair da água, fica tudo mais escorregadio e perigoso.

Já é hora de começar a se preparar. Nas malas, nada de roupas e maquiagem: só armas, balas e coragem. Lara Croft está de volta.

Fonte: GameTV

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